Biblioteca Ensino Médio


Browse the glossary using this index

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | ALL

Page:  1  2  (Next)
  ALL

A

Arte - Ensino Médio - Livro

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 10:15 AM)

ArteEste é um livro didático e isto o caracteriza como um livro de en-sinar e aprender. Pelo menos esta é a idéia mais comum que se tem a res-peito de um livro didático. Porém, este livro é diferente. Ele foi escrito a partir de um conceito inovador de ensinar e de aprender. Com ele, como apoio didático, seu professor e você farão muito mais do que “seguir o li-vro”. Vocês ultrapassarão o livro. Serão convidados a interagir com ele e desafiados a estudar além do que ele traz em suas páginas. 

Neste livro há  uma  preocupação em escrever textos que valorizem o conhecimento científico, filosófico e artístico, bem como a dimensão his-tórica das disciplinas de maneira contextualizada, ou seja, numa lingua-gem que aproxime esses saberes da sua realidade. É um livro diferente porque não tem a pretensão de esgotar conteúdos, mas discutir a realida-de em diferentes perspectivas de análise;  não quer apresentar dogmas, mas questionar para  compreender. 


Arte - Ensino Médio - Livro

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 10:59 AM)

Arte LivroEste livro é diferente porque seu processo de elaboração e distribuição foi concretizado integralmente na esfera pública: os Folhas que o compõem foram escritos por professores da rede estadual de en-sino, que trabalharam em interação constante com os professores do De-partamento de Ensino Médio, que também escreveram Folhas para o li-vro, e com a consultoria dos professores da rede de ensino superior que acreditaram nesse projeto. 

Agora o livro está pronto. Você o tem nas mãos e ele é prova do valor e da capacidade de realização de uma política comprometida com o pú-blico. Use-o com intensidade, participe, procure respostas e arrisque-se a elaborar novas perguntas.  A qualidade de sua formação começa aí, na sua sala de aula, no traba-lho coletivo que envolve você, seus colegas e seus professores.


Arte - Ensino Médio - V1

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 10:19 AM)

Arte1Na Unidade 1, você verá quais são as diferentes formas de linguagens não verbais que compõem o mundo da arte, conhecendo um pouco melhor a linguagem do teatro. 

Na Unidade 2, a linguagem a ser estudada é a música. Nela, você conhecerá algumas propriedades do som, bem como a relação da música com a cultura popular. 

 Na Unidade 3, o foco estará nas artes visuais, e você verá algumas de suas características, como a bidimensionalidade e tridimensionalidade.

Por fim, na Unidade 4, você estudará a dança e sua relação com a cultura brasileira. 



Arte - Ensino Médio - V2

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 10:52 AM)

Arte V2

Na Unidade 1, você estudará alguns dos elementos básicos que compõem a lin-guagem teatral, aprendendo a identificá-los. Vai também ler, refletir e manifestar sua opinião a respeito de um trecho de uma obra da dramaturgia nacional e será desafiado a criar uma cena dramática. 

A Unidade 2 permitirá a você descobrir, conhecer e apreciar composições musi-cais de diferentes épocas. Assim, você estudará a música erudita, mais especifi-camente a dos períodos clássico e romântico, e a música popular, tendo o baião e o samba como base. Músicos, intérpretes, instrumentos e gêneros musicais são alguns dos conteúdos dessa viagem pelo mundo do som. 

Consulte o Sumário para conhecer o conteúdo das demias unidades


Arte - Ensino Médio - V3

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 10:55 AM)

Arte V3

Na Unidade 1, você estudará algumas das mudanças ocorridas na linguagem teatral a partir do fim do século XIX que contribuíram para o desenvolvimento do teatro contemporâneo. 

A Unidade 2 discorrerá sobre as produções musicais, os autores, os composi-tores e os profissionais de música do século XX e as tendências contemporâneas dessa linguagem. 

A Unidade 3 abordará algumas manifestações das artes visuais contemporâ-neas, ou seja, a produção artística que apresentou novas propostas a partir dos anos 1960. Finalmente, na Unidade 4, você poderá ampliar seu conhecimento sobre dança contemporânea e as características dessa nova maneira de dançar. 


B

Biologia - Ensino Médio - LIvro

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:02 AM)

Bio V1A proposta deste Livro é apresentar a Biologia a partir da concepção de Ciência como construção humana, buscando na História e na Filosofia da Ciência a fundamentação necessária para a compreensão da construção do pensamento biológico.

O Livro está organizado com base nos Conteúdos Estruturantes da disciplina, ou seja, conteúdos que se constituíram historicamente e estruturam

o Ensino da Biologia. Apresentamos, assim, os seguintes Conteúdos Estruturantes: Organização dos seres vivos; Mecanismos biológicos; Biodiversidade, e

Implicações dos avanços biológicos no fenômeno VIDA.


Biologia - Ensino Médio - V1

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:06 AM)

Bio V1Na Unidade 1, você vai conhecer alguns conceitos de Ecologia e compreender o significado da interdependência dos seres vivos entre si e com o ambiente que habi-tam. Todos os seres vivos precisam de matéria e energia para viver e muitos deles, como os seres humanos, obtêm essa matéria e energia alimentando-se de outros organismos vivos. Essa condição de sobrevivência cria uma trama complexa de rela-ções, que são estudadas por meio das teias alimentares. Convivendo em diferentes ambientes, seja em terra firme, seja na água, os seres vivos formam populações, comunidades e ecossistemas que, juntos, compõem toda a biosfera terrestre.

Na Unidade 2, você vai avançar em seus conhecimentos de Ecologia, estudando as diferentes relações ecológicas que os seres vivos de um mesmo ecossistema estabelecem entre si. O que é um ecossistema e como ele pode se regenerar, ou mesmo surgir em um ambiente onde inicialmente não existem plantas e animais, são também temas dessa Unidade. Por fim, você conhecerá melhor alguns dos principais problemas ambientais que a humanidade enfrenta atualmente, podendo propor soluções e ajudar, sempre que possível, a diminuir os impactos das ativida-des humanas no ambiente em que vive. Consulte o conteúdo completo no Sumário do Livro.


Biologia - Ensino Médio - V2

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:08 AM)

Bio V2Na Unidade 1, você saberá como alguns biólogos criaram o sistema de classificação dos seres vivos conhecido atualmente. Nesses estudos, verá que as pesquisas sobre a origem e o desenvolvimento da vida em nosso planeta provocaram mudanças nos critérios que classificam os seres vivos e, portanto, nos próprios sistemas de classificação. Após essa reflexão, você vai compreender melhor o sistema mais usado atualmente, o de classificação em cinco reinos – Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia –, analisando os três primeiros deles.

Na Unidade 2, você vai estudar os reinos Plantae e Animalia, ampliando seus conhecimentos sobre a diversidade de plantas e de animais que vivem em todo o planeta. Verá que existem plantas tão pequenas e simples como os musgos, que podem crescer até mesmo sobre rochas à beira de riachos, e árvores tão grandes como o pinheiro-do-paraná, que cresce nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em relação ao reino animal, você saberá um pouco mais sobre a diversidade de animais que existem no planeta. Além disso, aprofundará os estudos sobre o organismo humano, por meio de comparações com outros animais mamíferos e vertebrados.  Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


Biologia - Ensino Médio - V3

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:10 AM)

Bio V3Na Unidade 1, você vai conhecer a organização interna dos diferentes tipos de células (procarióticas e eucarióticas). Também acompanhará uma breve história do surgimento das células e da organização celular dos seres vivos. A partir daí, verá alguns detalhes dos seres procarióticos, especialmente das bactérias, e, em seguida, estudará a estrutura interna dos seres eucarióticos, comparando célu-las animais e vegetais quanto a suas organelas internas e envoltórios externos. Ainda nessa Unidade, estudará a relação entre organelas citoplasmáticas e o fun-cionamento das células, relacionando-o com o funcionamento do corpo humano.

Na Unidade 2, você conhecerá as fases do ciclo celular e as modificações que ocorrem nas células antes e durante as divisões celulares. Vai, também, comparar as semelhanças e diferenças que existem entre os dois tipos de divisão celular – mitose e meiose –, bem como saber qual o papel de cada uma e em que situação elas ocorrem. Consulte o conteúdo completo no Sumário do livro.


C

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ensino Médio

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 7:57 PM)

ENCEEJAOs textos que se seguem pretendem ajudá-lo a compreender melhor cada uma dessas nove competências. Cada capítulo é composto por um texto básico que discute os conhecimentos referentes à competência tema do capítulo. Esse texto básico está organizado em duas colunas. Durante a leitura do texto básico, você encontrará dois tipos de boxes: um boxe denominado de desenvolvendo competências e outro, de texto explicativo.

O boxe desenvolvendo competências apresenta atividades para que você possa ampliar seu conhecimento. As respostas podem ser encontradas no fim do capítulo. O boxe de texto explicativo indica possibilidades de leitura e reflexão sobre o tema do capítulo. O texto básico está construído de forma que você possa refletir sobre várias situações-problema de seu cotidiano, aplicando o conhecimento técnico-científico construído historicamente, organizado e transmitido pelos livros e pela escola. Você poderá, ainda, complementar seus estudos com outros materiais didáticos, freqüentando cursos ou estudando sozinho. Para obter êxito na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENCCEJA, esse material será fundamental em seus estudos.


Ciências Humanas e suas Tecnologias - Ensino Médio

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:22 AM)

CHST

Este material foi desenvolvido pelo Ministério da Educação com a finalidade de ajudá-lo a preparar-se para a avaliação necessária à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio denominada ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

A avaliação proposta pelo Ministério da Educação para certificação do Ensino Médio é composta de 4 provas: 1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 2- Matemática e suas Tecnologias, 3- Ciências Humanas e suas Tecnologias e 4- Ciências da Natureza e suas Tecnologias


F

Filosofia - Ensino Médio V1

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 9:19 AM)

1O Caderno do Estudante do Programa EJA – Mundo do Trabalho/CEEJA foi planejado para facilitar seus momentos de estudo e de aprendizagem, tanto fora da escola como quando for participar das atividades ou se encontrar com os professores do CEEJA. A ideia é que você possa, em seu Caderno, registrar todo processo de estudo e identificar as dúvidas que tiver.

Nos Cadernos do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho/CEEJA são indicados sites para o aprofundamento de conhecimentos, como fonte de consulta dos conteúdos apresentados e como referências bibliográficas. Todos esses endereços eletrônicos foram verificados. No entanto, como a internet é um meio dinâmico e sujeito a mudanças, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação não garante que os sites indicados permaneçam acessíveis ou inalterados após a data de consulta impressa neste material.


Filosofia - Ensino Médio V2

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 9:21 AM)

sO Caderno do Estudante do Programa EJA – Mundo do Trabalho/CEEJA foi planejado para facilitar seus momentos de estudo e de aprendizagem, tanto fora da escola como quando for participar das atividades ou se encontrar com os professores do CEEJA. A ideia é que você possa, em seu Caderno, registrar todo processo de estudo e identificar as dúvidas que tiver.

Nos Cadernos do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho/CEEJA são indicados sites para o aprofundamento de conhecimentos, como fonte de consulta dos conteúdos apresentados e como referências bibliográficas. Todos esses endereços eletrônicos foram verificados. No entanto, como a internet é um meio dinâmico e sujeito a mudanças, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação não garante que os sites indicados permaneçam acessíveis ou inalterados após a data de consulta impressa neste material.



Filosofia - Ensino Médio V3

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 9:48 AM)

1Nos Cadernos do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Mundo do Trabalho/CEEJA são indicados sites para o aprofundamento de conhecimentos, como fonte de consulta dos conteúdos apresentados e como referências bibliográficas. Todos esses endereços eletrônicos foram verificados. No entanto, como a internet é um meio dinâmico e sujeito a mudanças, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação não garante que os sites indicados permaneçam acessíveis ou inalterados após a data de consulta impressa neste material.


Filosofia Geral - Ensino Médio

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 9:51 AM)

sMas este é um livro didático e isto o caracteriza como um livro de en-sinar e aprender. Pelo menos esta é a idéia mais comum que se tem a res-peito de um livro didático. Porém, este livro é diferente. Ele foi escrito a partir de um conceito inovador de ensinar e de aprender. Com ele, como apoio didático, seu professor e você farão muito mais do que “seguir o li-vro”. Vocês ultrapassarão o livro. Serão convidados a interagir com ele e desafiados a estudar além do que ele traz em suas páginas. 


Física - Ensino Médio - Livro

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:25 AM)

FV!Até o final do século XIX e ínicio do século XX, praticamente toda a Física conhecida estava concentrada no estudo dos Movimentos, apre-sentada no Principia de Newton, e o Eletromagnetismo de Maxwell, cuja síntese manifesta a junção dos fenômenos elétricos e magnéticos. E, ainda, as três leis da Termodinâmica, formulações ocorridas especial-mente com os trabalhos de Mayer, Helmholtz e Gibbs, donde surgiu uma das primeiras formulações para a Conservação da Energia.

Assim, os textos, os quais chamamos Folhas, englobam três cam-pos de estudos: Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo, escolhi-dos como estruturantes do currículo de Física do Ensino Médio, por-que constituem-se como teorias unificadoras da Física. No século XVI, a mecância de Newton uniu os fenômenos celestes e os terrestres, sendo que suas Leis de Movimento englobam a Estática, a Dinâmica e a Astronomia. No século XIX, os estudos da Termodinâmica, que tive-ram como mote as máquinas térmicas, unificam os conhecimentos so-bre gases, pressão, temperatura e calor. Ainda no século XIX, Maxwell inclui a Óptica dentro da Teoria Eletromagnética, concluindo a terceira grande sistematização da Física ao unir os fenômenos elétricos com os magnéticos e a óptica. Consulte o Conteúdo completo no sumário do livro.


Física - Ensino Médio - V1

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:27 AM)

FV!

Na Unidade 1, o tema é o mundo físico. Nela, procura-se contextualizar o que é conhecimento físico, como ele nasceu e como se organiza e é sistematizado a par-tir da experimentação, da realização de medidas e do estabelecimento de relações entre grandezas. Você verá que as grandezas apresentam unidades e aprenderá como converter umas em outras, quando for possível.

Na Unidade 2, você iniciará seu aprendizado em cinemática, que é a parte da Física que descreve os movimentos, independentemente de suas causas. Você vai conhecer algumas grandezas relevantes no estudo de movimentos (como espaço, tempo, velocidade e aceleração) e verificar como analisar os movimentos para clas-sificá-los em lineares ou circulares, uniformes ou variados. Por fim, analisará mais detalhadamente como descrevê-los e compará-los, além de ver algumas aplicações dos movimentos circulares. Consulte o Conteúdo Completo no sumário do livro.


Física - Ensino Médio - V2

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:31 AM)

FV2

Na Unidade 1, o assunto será a energia. Nela, você vai explorar a construção do conceito de energia e seus diversos tipos. Em seguida, estudará um dos tipos mais conhecidos e utilizados de energia, a energia mecânica, que está ligada dire-tamente ao movimento ou à capacidade de realizá-lo. Vai ver, também, que a ideia de energia está relacionada à possibilidade de realizar trabalho.

Na Unidade 2, o tema será a energia térmica. Nela, você vai estudar essa forma de energia, bastante utilizada pela humanidade desde tempos bem remotos, seus efeitos sobre os materiais e seus vários usos. Vai estudar, também, como a utili-zação da energia térmica revolucionou a história da humanidade, possibilitando a construção de máquinas térmicas. Consulte o conteúdo completo no Sumário do livro.


Física - Ensino Médio - V3

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:33 AM)

FV3Na Unidade 1, o tema é eletricidade. Nela você vai estudar que a origem da eletricidade e as interações elétricas têm a ver com a própria estrutura da matéria e com partículas chamadas prótons e elétrons. A partir daí, estudará que para ele-trizar um corpo é necessário desequilibrar o número de prótons e elétrons e como é possível fazer isso. Na Unidade 2, o tema será o magnetismo. Nela você vai estudar os ímãs e suas propriedades. Em seguida, vai aprofundar seus conhecimentos sobre o campo magnético terrestre e como ele pode ajudar na localização das direções Norte e Sul. Para finalizar, nesta Unidade, você entenderá o que é o biomagnetismo e como diversas formas de vida são influenciadas pelo magnetismo terrestre. 

A Unidade 3 trata das relações entre eletricidade e magnetismo. Nela você verá que é possível gerar campos magnéticos por meio de correntes elétricas e vice--versa. Estudará também o fenômeno da indução eletromagnética, que é a base para a produção de energia elétrica nas usinas, o que lhe permitirá, assim, enten-der como funciona um gerador. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


G

Geografia - Ensino Médio - Livro

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:39 AM)

GEMLVocê sabia que as migrações realizadas pelos indígenas que habita-vam o nordeste brasileiro eram determinadas pelas estações do ano e pela variação da flora na área em que se deslocavam? Aqueles grupos observavam a natureza e mapeavam, ainda que mentalmente, os cami-nhos e extensões que deveriam percorrer nos diferentes períodos do ano para garantir a sobrevivência da tribo. 

Além desses conhecimentos, outros como a dimensão, forma e mo-vimentos do planeta, as diferenças entre as regiões naturais, as diver-sas formas de organização social, cultural e econômica foram sistema-tizados por pesquisadores e no final do século XIX, institucionalizados pela Geografia, identificados como próprios desse campo de estudos. Esses conhecimentos geraram o mapeamento do planeta quanto ao seu quadro natural, social, econômico e cultural; a criação de conven-ções para localização, orientação e medição de distâncias consideran-do a curvatura da superfície terrestre; enfim, dados, nomenclaturas e convenções que nos identificam como ocidentais e orientais, povos do norte e do sul, entre outras possibilidades. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


Geografia - Ensino Médio - V1

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:42 AM)

GEML1Na Unidade 1, o assunto explorado será o da cartografia. Isso permitirá ler e interpre-tar os mapas como formas de representação do espaço, localizar fenômenos, compreender suas dinâmicas e estabelecer relações entre eles. Você poderá conhecê-los em diferentes escalas e utilizá-los em sua vida cotidiana. A Unidade 2 enfatiza a globalização, destacando a maneira como ela vem se consti-tuindo e suas principais repercussões para a vida das populações, dos grupos sociais e dos países. Esse assunto permite examinar o papel das novas tecnologias de comunicação e informação no mundo atual e como elas vêm interferindo na vida das pessoas.

Na Unidade 3, são examinados alguns dos principais conflitos no mundo contempo-râneo, com base nos quais são analisados e avaliados os contextos de guerra e de paz. Você verá como surgem conflitos sociais e políticos de diferentes ordens, que opõem grupos da sociedade civil ou países, e como esses conflitos são superados. Para essa avaliação, entram em cena princípios dos direitos humanos, de paz, cidadania e superação das desigualdades. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


Geografia - Ensino Médio - V2

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:56 AM)

GV2A Unidade 1 tem como tema central a constituição histórica do território nacional, estabelecendo relações entre território, economia e sociedade desde o período colonial  e refletindo sobre a formação do imenso território brasileiro e sua progressiva integração e articulação. Nesse quadro, também será destacado o papel de indígenas, afrodescendentes e colonizadores europeus, todos eles considerados como matrizes fundadoras da formação social e cultural do Brasil. A Unidade 2 concentra-se nas análises sobre a geografia econômica nacional, com desta-que para a estruturação das atividades agropecuárias e industriais, de comércio e de serviços. Também serão examinadas a infraestrutura e as políticas públicas voltadas ao crescimento e desenvolvimento do País. Do mesmo modo, serão estudadas as repercussões das transforma-ções econômicas e sociais no mundo do trabalho e na vida cotidiana dos brasileiros.

A Unidade 3 analisa a dinâmica demográfica nacional, com ênfase na evolução das taxas de natalidade e mortalidade, nas migrações e no processo de urbanização. Em seguida, será realizada uma radiografia do quadro social brasileiro contemporâneo e dos desafios para superar as desigualdades existentes. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


Geografia - Ensino Médio - V3

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 11:58 AM)

GV3A Unidade 1 examina processos de regionalização em escala mundial. Discute os conceitos de região e desenvolvimento e avalia diferentes classificações de países. Em seguida, discute os diferentes contextos que ocasionaram processos de cooperação e integração regional e a formação de blocos econômicos regionais, criando unidades supraestatais; detalha, por fim, estudos sobre a construção da União Europeia e do Mercosul.A Unidade 2 tem como tema a urbanização mundial e examina de que forma a expansão urbana aconteceu em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com base em conceitos como cidade, urbano, população urbana, metrópole, metropolização e segregação espacial urbana, também ana-lisa as estruturas internas das cidades, discutindo os principais desafios urbanos da atualidade e o potencial das cidades para melhorar a vida das pessoas.

A Unidade 3 é dedicada ao estudo das relações entre cultura e espaço geográfico. Discute os con-ceitos de cultura, espaço, diversidade cultural, identidade cultural e patrimônio cultural da humanidade e rea-liza um mapeamento sobre as línguas e religiões no mundo. Finaliza com um estudo sobre a América Latina, da origem do termo à constituição histórica dessa região, levando em conta suas composições étnica e linguística e as perspectivas de integração cultural na atualidade. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


H

História - Ensino Médio - Livro

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:01 PM)

HLIVRO Este livro foi organizado com o objetivo de colocar a disposição de vocês um material alternativo de qualidade. Para que todos os professores e estudantes do Ensino Médio das Escolas Públicas do Estado do Paraná tenham ao seu alcance conteúdos históricos focados atra-vés de temas, discutidos amplamente pela historiografia e de relevân-cia para a atualidade. A tematização dos conteúdos da disciplina de história, é uma forma de organização didática, relativa aos atos de se-lecionar, classificar, hierarquizar, problematizar e explicar os conteú-dos que devem ser investigados na sala de aula, com o objetivo de fa-cilitar aos alunos a compreensão de um tema mais abrangente e por isso de maior significado. Nesta obra são apresentadas quatro Unida-des Temáticas: 1.Trabalho escravo e trabalho livre, 2. Urbanização e industrialização, 3.O Estado e as relações de poder e 4. Movimentos sociais, políticos e culturais: relações de dominação e resis-tência.


História - Ensino Médio - V1

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:03 PM)

EJA@Este Volume está dividido em quatro Unidades. A Unidade 1 – Os primeiros tempos da humanidade e as primeiras civilizações organiza-se em dois temas: A história e suas fontes e O surgimento das civilizações. O objetivo do primeiro é apresentar a você as reflexões e os métodos envolvidos no trabalho do historiador. O segundo trata de um longo período da história humana que possibilitou o surgimento das civilizações na Antiguidade oriental.

Na Unidade 2 – Cidadania, império e escravidão na Antiguidade, os temas são Grécia  Antiga: Atenas e Esparta, cidades da Antiguidade em guerra e Roma: um imenso império na  Antiguidade. Sobre a chamada Antiguidade Clássica, você estudará a organização social e política da Grécia Antiga e da Roma Antiga, buscando perceber as contribuições dessas culturas – como a criação da democracia e da república – para a organização política da sociedade ocidental contemporânea. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


História - Ensino Médio - V2

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:05 PM)

HV2Na Unidade 1 – A Idade Moderna e o Antigo Regime, você estudará a formação dos Estados modernos, com a centralização do poder das monarquias nacionais e a conso-lidação do Antigo Regime, bem como as reformas religiosas ocorridas na Europa e suas consequências políticas e sociais. Esse período situou-se entre os séculos XV e XVIII e  foi marcado economicamente pelo mercantilismo, politicamente pelo absolutismo  e socialmente pelo crescimento do proletariado e da burguesia.

Na Unidade 2 – Descoberta de outros mundos, você estudará as consequências da expansão marítima e comercial no período em que a Europa expandiu seus domí-nios territoriais para outros continentes, em especial para a América. Também terá a oportunidade de estudar a história de grandes nações africanas antes da colonização europeia. Por fim, você verá o período colonial da história do Brasil, com as princi-pais características do funcionamento do sistema colonial imposto pela metrópole portuguesa. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


História - Ensino Médio - V3

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:07 PM)

SSSNa Unidade 1 – Conflitos no mundo capitalista: revoluções e guerras, você estudará as  disputas entre as potências industriais que levaram ao primeiro conflito armado do século XX que envolveu países de todo o mundo. Você verá também de que modo os trabalhadores  russos realizaram uma revolução socialista, em 1917, que influenciaria toda a história política e econômica do mundo ao longo do século XX. Por fim, você estudará o período do entreguerras e a grande crise do capitalismo mundial.

Na Unidade 2 – Os caminhos e descaminhos do Império e da República Velha no Brasil, você analisará a história da monarquia brasileira, vigente entre 1822 e 1889, ano em que foi proclamada a República. Nas primeiras décadas da chamada República Velha, perma-neceram algumas características do Império, a exemplo das relações de compadrio e o choque de conflitos entre um Brasil rural e uma burguesia industrial nascente. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


I

Inglês - Ensino Médio V1

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 6:54 PM)

V1A Unit 1 abordará as origens do inglês e sua ascensão global. Além disso, apre-sentará de forma breve a expansão do Império Britânico e os países que têm o inglês como primeira ou segunda língua. Por isso, você vai conhecer o vocabulário relativo a countries (países) e nationalities (nacionalidades) e, por meio dessa temá-tica, estudará os usos dos tempos verbais no presente.

Na Unit 2, você verá como o idioma, os costumes e as tradições inglesas chega-ram ao Brasil. Também estudará cognatos, como emotion (emoção), society (socie-dade) e Pedagogy (Pedagogia). Na Unit 3, você vai ler textos sobre mídias atuais e suas características. Você também vai conhecer as características dos verbos regulares e irregulares no pas-sado e ampliar seu vocabulário relacionado ao tema mídias, como newspaper (jor-nal), magazine (revista) e television (televisão).

Por fim, na Unit 4, você poderá refletir sobre a influência da propaganda no comportamento de consumo das pessoas. Por isso, você conhecerá termos como unconscious (inconsciente), propaganda (propaganda), advertising (publicidade) e public relations (relações públicas). Além disso, estudará dois tempos verbais – o presente simples e o futuro simples – e algumas expressões em inglês.


Inglês - Ensino Médio V2

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 6:56 PM)

V2Na Unit 1, você analisará uma série de questões relativas ao cinema, como o conceito de cinema, os primórdios da indústria cinematográfica, a sua influên-cia no comportamento e nas crenças das pessoas e os estereótipos presentes em muitos filmes. Além disso, você estudará algumas conjunções e a conjugação de verbos tanto no presente simples como no passado simples.

Na Unit 2, você conhecerá algumas produções cinematográficas e profissões existentes na indústria cinematográfica, bem como verá mais sobre as relações entre o cinema e o mundo do trabalho. Você também estudará o uso de compara-tivos e superlativos em inglês. Na Unit 3, você analisará a questão dos estereótipos de gênero e de etnia e verá exemplos deles retratados no cinema. Também aperfeiçoará seus conhecimentos sobre as orações condicionais na língua inglesa.

Na Unit 4, você estudará a presença da literatura no cinema por meio de alguns livros que foram transformados em filmes. Também estudará os gêneros textuais sinopse e crítica de filmes, além de refletir sobre o papel do personagem em uma história. Por fim, conhecerá dois novos conteúdos gramaticais: o discurso direto e discurso indireto.


Inglês - Ensino Médio V3

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 6:58 PM)

V3Na Unit 1, você estudará as origens do trabalho voluntário e suas característi-cas. Você terá a oportunidade de ampliar seu vocabulário por meio de textos, ima-gens e exercícios, e verá a diferença entre dois tempos verbais em inglês: o present perfect (presente perfeito) e o simple past (passado simples).

Na Unit 2, você vai refletir sobre o primeiro emprego e os desafios postos aos jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho. Verá também algumas ferramentas que podem auxiliar os jovens no momento da escolha de uma car-reira profissional. Por fim, você estudará o significado e o uso de siglas e abrevia-ções em inglês. Na Unit 3, você conhecerá as diferentes carreiras em destaque nos últimos anos e aquelas que tendem a ser cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho, sobretudo nas áreas de saúde, educação, engenharia e tecnologia da informação e comunicação (TIC). Além disso, você também treinará os usos de dois verbos modais: may e might.

Por fim, na Unit 4, verá questões relacionadas a um currículo profissional. Por isso, você estudará a origem desse termo e as orientações gerais de como um cur-rículo pode ser elaborado. Você também verá o uso de either… or… e neither… nor…, duas formas bastante comuns em inglês.


L

Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) - Ensino Médio

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:09 PM)

Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) - Ensino MédioCaro alumno, al abrir este libro vas a encontrar algo más que sola-mente pequeñas reglitas y guías de cómo comunicarte con los que ha-blan español, o castellano. Al abrir este libro recibirás muestras de len-gua, que es la representación máxima del ser humano, pues expresa todo lo que lo compone e, incluso, sus intenciones.. 

La palabra, el arte, la música, el baile, la fiesta de domingo, todo es-to nos hace lo que somos y nos forma como seres únicos, pero colec-tivos a la vez. ¿Habría sentido entonces en hablar de lengua sin hablar de cultura? Somos la transformación individual de todo lo que nos cer-ca, la cultura del día a día nos define y la alta cultura nos hace inmor-tales. La forma como uno se expresa y reacciona al mundo es más que una simple respuesta a todo, es un posicionamiento real. Cada frase que pronunciamos es una forma de ponernos socialmente en un con-texto. Cada frase hace parte de nuestro discurso social.


Língua Estrangeira Moderna (Inglês) - Ensino Médio V1

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:11 PM)

Língua Estrangeira Moderna (Inglês) - Ensino Médio V1A Unit 1 abordará as origens do inglês e sua ascensão global. Além disso, apre-sentará de forma breve a expansão do Império Britânico e os países que têm o inglês como primeira ou segunda língua. Por isso, você vai conhecer o vocabulário relativo a countries (países) e nationalities (nacionalidades) e, por meio dessa temá-tica, estudará os usos dos tempos verbais no presente.

Na Unit 2, você verá como o idioma, os costumes e as tradições inglesas chega-ram ao Brasil. Também estudará cognatos, como emotion (emoção), society (socie-dade) e Pedagogy (Pedagogia).

Na Unit 3, você vai ler textos sobre mídias atuais e suas características. Você também vai conhecer as características dos verbos regulares e irregulares no pas-sado e ampliar seu vocabulário relacionado ao tema mídias, como newspaper (jor-nal), magazine (revista) e television (televisão). Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


Língua Estrangeira Moderna (Inglês) - Ensino Médio V2

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:13 PM)

Língua Estrangeira Moderna (Inglês) - Ensino Médio V2Na Unit 1, você analisará uma série de questões relativas ao cinema, como o conceito de cinema, os primórdios da indústria cinematográfica, a sua influên-cia no comportamento e nas crenças das pessoas e os estereótipos presentes em muitos filmes. Além disso, você estudará algumas conjunções e a conjugação de verbos tanto no presente simples como no passado simples.

Na Unit 2, você conhecerá algumas produções cinematográficas e profissões existentes na indústria cinematográfica, bem como verá mais sobre as relações entre o cinema e o mundo do trabalho. Você também estudará o uso de compara-tivos e superlativos em inglês.

Na Unit 3, você analisará a questão dos estereótipos de gênero e de etnia e verá exemplos deles retratados no cinema. Também aperfeiçoará seus conhecimentos sobre as orações condicionais na língua inglesa. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


Língua Estrangeira Moderna (Inglês) - Ensino Médio V3

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:15 PM)

Língua Estrangeira Moderna (Inglês) - Ensino Médio V3Na Unit 1, você estudará as origens do trabalho voluntário e suas característi-cas. Você terá a oportunidade de ampliar seu vocabulário por meio de textos, ima-gens e exercícios, e verá a diferença entre dois tempos verbais em inglês: o present perfect (presente perfeito) e o simple past (passado simples).

Na Unit 2, você vai refletir sobre o primeiro emprego e os desafios postos aos jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho. Verá também algumas ferramentas que podem auxiliar os jovens no momento da escolha de uma car-reira profissional. Por fim, você estudará o significado e o uso de siglas e abrevia-ções em inglês.

Na Unit 3, você conhecerá as diferentes carreiras em destaque nos últimos anos e aquelas que tendem a ser cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho, sobretudo nas áreas de saúde, educação, engenharia e tecnologia da informação e comunicação (TIC). Além disso, você também treinará os usos de dois verbos modais: may e might. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


Língua Portuguesa - Ensino Médio V1

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:17 PM)

Língua Portuguesa - Ensino Médio V1Na Unidade 1, você vai refletir sobre a presença da linguagem em sua vida, observando-a em textos de diferentes gêneros: numa placa de trânsito, num anún-cio, numa letra de música, num verbete, entre outros. É por meio dessa observação que poderá perceber que as pessoas se constituem socialmente por meio da lin-guagem e dos textos. Ler, ouvir, falar e escrever são atividades de interação social que envolvem linguagens diversas. Por isso, os textos adquirem sentido quando considerados os diversos fatores que estão envolvidos nas relações pessoais e sociais que se estabelecem. 

A Unidade 2 trata do papel das linguagens pelo ponto de vista da mídia, e de um de seus veículos mais antigos: o jornal impresso. Nessa Unidade, você estu-dará dois gêneros jornalísticos (notícia e crônica), aventurando-se pelo universo de repórteres e escritores. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


Língua Portuguesa - Ensino Médio V2

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:19 PM)

Língua Portuguesa - Ensino Médio V2A Unidade 1 trará para você informações a respeito das cartas que os leitores costumam escrever quando leem jornais e revistas, mostrando as diferentes razões pelas quais as elaboram; explicará o que é preciso considerar se quiser que sua carta seja publicada, e também o modo de organizar uma carta de leitor. 

A Unidade 2 proporá a você a produção de uma carta de leitor, que deverá ser escrita a partir da leitura de uma matéria de sua escolha. Você será orientado sobre como redigir e como revisar sua carta, de modo a torná-la a mais adequada possível ao contexto definido para que seja publicada efetivamente.

Na Unidade 3, serão realizados estudos sobre quais procedimentos e recursos podem ser empregados para manter a coesão e a coerência dos textos, garantindo--lhes unidade de sentido, o que é fundamental para que as ideias do autor sejam compreendidas pelo leitor. Consulte o conteúdo do livro no sumário.


Língua Portuguesa - Ensino Médio V3

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:21 PM)

Língua Portuguesa - Ensino Médio V3A Unidade 1 tratará dos diversos tipos de articulação que podem ser estabeleci-dos entre diferentes textos. Serão estudadas as maneiras como essas articulações acontecem e quais são as consequências desse fenômeno para os sentidos dos textos. Para tanto, três ideias fundamentais serão discutidas: dialogicidade, inter-textualidade e interdiscursividade.

A Unidade 2 abordará a organização interna dos textos, focalizando os diver-sos recursos linguísticos que podem ser utilizados para articular suas diferentes partes, de modo a apresentar novas informações, conectar ideias que se comple-mentam ou se relacionam e, principalmente, analisar os efeitos de sentido que provocam no leitor. 

A Unidade 3 apresentará o estudo de artigos de opinião que circulam na mídia impressa e eletrônica, discutindo função, finalidade e organização interna desse tipo de texto. Tudo isso por meio da leitura de vários artigos a respeito de questões polêmicas de relevância no momento atual. Consulte o conteúdo completo no sumário do livro.


Língua Portuguesa - Linguagem e Códigos

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 12:24 PM)

Língua Portuguesa - Linguagem e CódigosOs textos que se seguem pretendem ajudá-lo a compreender melhor cada uma dessas nove competências. Cada capítulo é composto por um texto básico que discute os conhecimentos referentes à competência tema do capítulo. Esse texto básico está organizado em duas colunas. Durante a leitura do texto básico, você encontrará dois tipos de boxes: um boxe denominado de desenvolvendo competências e outro, de texto explicativo.

O boxe desenvolvendo competências apresenta atividades para que você possa ampliar seu conhecimento. As respostas podem ser encontradas no fim do capítulo. O boxe de texto explicativo indica possibilidades de leitura e reflexão sobre o tema do capítulo. Consulte o conteúdo do livro no sumário.


M

Matemática e suas Tecnologias

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 9:22 AM)

d

Os textos que se seguem pretendem ajudá-lo a compreender melhor cada uma dessas nove competências. Cada capítulo é composto por um texto básico que discute os conhecimentos referentes à competência tema do capítulo. Esse texto básico está organizado em duas colunas. Durante a leitura do texto básico, você encontrará dois tipos de boxes: um boxe denominado de desenvolvendo competências e outro, de texto explicativo.

O boxe desenvolvendo competências apresenta atividades para que você possa ampliar seu conhecimento. As respostas podem ser encontradas no fim do capítulo. O boxe de texto explicativo indica possibilidades de leitura e reflexão sobre o tema do capítulo.

O texto básico está construído de forma que você possa refletir sobre várias situações-problema de seu cotidiano, aplicando o conhecimento técnico-científico construído historicamente, organizado e transmitido pelos livros e pela escola.


Matemática V1 - Ensino Fundamental

(Last edited: Thursday, 21 October 2021, 9:23 AM)

V1

Os textos que se seguem pretendem ajudá-lo a compreender melhor cada uma dessas nove competências. Cada capítulo é composto por um texto básico que discute os conhecimentos referentes à competência tema do capítulo. Esse texto básico está organizado em duas colunas. Durante a leitura do texto básico, você encontrará dois tipos de boxes: um boxe denominado de desenvolvendo competências e outro, de texto explicativo.

O boxe desenvolvendo competências apresenta atividades para que você possa ampliar seu conhecimento. As respostas podem ser encontradas no fim do capítulo. O boxe de texto explicativo indica possibilidades de leitura e reflexão sobre o tema do capítulo.

O texto básico está construído de forma que você possa refletir sobre várias situações-problema de seu cotidiano, aplicando o conhecimento técnico-científico construído historicamente, organizado e transmitido pelos livros e pela escola.




Page:  1  2  (Next)
  ALL